Sindicato de Móveis e Decorações do Município do Rio de Janeiro

Natan Schiper - Presidente do Sindicato de Móveis e Decorações - Sindmóveis

As portas estiveram fechadas diante da COVID_19 e infelizmente muitas lojas encerram atividades e ainda seguem nessa tendência, por conta do reflexo da pandemia. Diante da falta do crescimento expressivo da economia, o desemprego favoreceu o aparecimento do comércio ao ar livre, onde grande parte destes produtos são de procedência duvidosa ou de baixa qualidade.  Com isso, as vendas despencaram nas lojas que ainda sobrevivem a este clima econômico, pois a disputa pela venda tornou-se favorecida aos informais, até mesmo por conta do baixo poder aquisitivo dos que ainda se mantem empregados.

Natan Schiper - Presidente do Sindicato de Móveis e Decorações - Sindmóveis

O ano é de calendário político, com instabilidades na economia, mas nossas esperanças são renovadas, pois aguardamos ansiosamente pelo crescimento econômico do nosso país, que nos foi tomado diante de tantas crises, como a última da COVID_19. Apesar da margem mínima de crescimento do PIB as vendas caminham muito devagar e ficamos confiantes neste ano eleitoral, pois almejamos pelas mudanças, que são muito promissoras e urgentes para nosso país seguir adiante.
Nós do Sindmóveis buscamos fortalecer a identidade do nosso setor moveleiro, promovendo os direitos da classe junto as Entidades governamentais em busca de soluções, que poderão alavancar o crescimento da economia, na construção de ações conjuntas, com o objetivo de proteger e fortalecer o comércio com criação de novos empregos e renda sustentável para gerar uma equiparação fiscal entre os estados da União.
A Diretoria, em sua nova gestão, tem procurado promover ações de engajamento para o crescimento de número de associados, como também propor ideias em prol da categoria garantindo assim seus direitos. Sabemos e temos que difundir a importância da sindicalização, pois ela é um ato de defesa dos interesses de cada loja, além de promover a união da categoria. Tivemos um grande ganho,  que foi a Reforma Trabalhista, que promoveu mudanças positivas gerando o fortalecimento da nossa categoria. Apesar do ano ainda um pouco desanimador, esperamos pela recuperação e a sustentabilidade das empresas do setor moveleiro permitindo não só que este setor venha a se beneficiar, mas que todas as outras atividades comecem também a enxergar a tão sonhada luz no fim do túnel.
É preciso ter esperança de um Brasil melhor para todos!
Sempre acreditamos que juntos podemos mais e melhor, o nosso sindicato sempre estará alinhado às ações desenvolvidas pela Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro –  Fecomércio-RJ e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC sempre na busca incansável de melhoria para o nosso país.
Um abraço esperançoso de dias melhores e até a próxima, para juntos comemorarmos a melhoria que tanto almejamos!
Natan Schiper