Cobrança
Nova Plataforma de Boletos
A nova plataforma da cobrança registrada determinada pela Febraban é um sistema para modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários, que trazem mais controle e segurança a esse meio de pagamento, para garantir mais confiabilidade e comodidade aos usuários.
Essa operação passou a vigorar desde julho de 2017 não impedindo que a forma não registrada continuasse em questão e, sendo a maneira mais simples de emissão, o Sindicato ainda adotou o formato antigo, de maneira a não atrasar os recebimentos facilitando também para quem precisava estar em dia com as contribuições ao mesmo tempo em que foi trabalhando na adaptação pelo sistema TCS.
A partir de 10 de novembro de 2018 todos os boletos deveriam estar adaptados para esse novo sistema e, desta forma a modalidade não registrada seria eliminada. Sendo que às vezes ela ainda é permitida de recebimento e não sabemos explicar o motivo, por ser uma questão do próprio Banco do Brasil.
O processo de emissão dos boletos se dá desta forma: No sistema TCS fazemos a geração financeira e encaminhamos pelo gerenciador financeiro do Banco do Brasil, via internet, e esperamos o dia seguinte por um relatório de retorno, que valida a emissão e esta acontece no sistema TCS. Após esse processo encaminhamos o boleto ao responsável para pagamento.
Essa nova plataforma está apresentando problema no retorno. Quando fazemos em lote e, quando a loja não perde o prazo de pagamento – não há problema, mas quando se perde o vencimento, precisamos iniciar o processo e o gerenciador financeiro entende que ele já foi emitido e não libera novo retorno, para posterior emissão do boleto pelo sistema próprio. Atualmente este processo está sendo analisado pela área técnica do Banco do Brasil, onde se concentram a maioria dos nossos recebimentos (mensalidade, assistencial e confederativa) e de um ano para cá estamos enfrentando problema nessa transição. Vale ressaltar que toda mudança há realmente adaptações, até que se torne completo a implantação de qualquer sistema.
Gostaríamos de informar que estamos neste longo processo com refazimentos e trocas de e-mails com a área técnica do Banco. Para não paralisar o recebimento evitando desgastes em trocas de boletos e garantir o desconto nas homologações, o Sindmóveis tomou uma medida provisória, até que se normalize essa situação:
– pagamento mediante depósito em nossa conta (Banco do Brasil ou a Caixa) e a partir da comprovação de entrada em uma das contas, damos a baixa manual no sistema e encaminhamos um recibo de comprovação do pagamento.
– um funcionário nosso vai até ao responsável pelo pagamento da loja e recolhe o valor do débito informado. Emite um recibo de quitação de débito e as pendências são baixadas manualmente em nosso sistema.
Atenção: Procuramos não acertar as contribuições que são compartilhadas como a Confederativa (esta também está em processo de parametrização de sistema) e a Sindical, mas em último caso recebemos e assim que for normalizado o sistema faremos o pagamento do boleto, de forma que os rateios caiam corretamente (CNC, Federação e Sindicato).
Para finalizar gostaríamos de informar que tão logo o Banco do Brasil nos dê a solução para o acerto este será comunicado a todos, porque esperamos que em breve essa situação esteja normalizada, porque segundo instruções que recebemos o sistema tem que estar normalizado até 11/03/2019.
Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para outros esclarecimentos.
Secretaria Sindmóveis