Cobrança

Nova Plataforma de Boletos

A nova plataforma da cobrança registrada determinada pela Febraban é um sistema para modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários, que trazem mais controle e segurança a esse meio de pagamento, para garantir mais confiabilidade e comodidade aos usuários.

Essa operação passou a vigorar desde julho de 2017 não impedindo que a forma não registrada continuasse em questão e, sendo a maneira mais simples de emissão, o Sindicato ainda adotou o formato antigo, de maneira a não atrasar os recebimentos facilitando também para quem precisava estar em dia com as contribuições ao mesmo tempo em que foi trabalhando na adaptação pelo sistema TCS.

Nova Plataforma de Boletos Registrados

A partir de 10 de novembro de 2018 todos os boletos deveriam estar adaptados para esse novo sistema e, desta forma a modalidade não registrada seria eliminada. Sendo que às vezes ela ainda é permitida de recebimento e não sabemos explicar o motivo, por ser uma questão do próprio Banco do Brasil.

O processo de emissão dos boletos se dá desta forma: No sistema TCS fazemos a geração financeira e encaminhamos pelo gerenciador financeiro do Banco do Brasil, via internet, e esperamos o dia seguinte por um relatório de retorno, que valida a emissão e esta acontece no sistema TCS. Após esse processo encaminhamos o boleto ao responsável para pagamento.

Essa nova plataforma está apresentando problema no retorno. Quando fazemos em lote e, quando a loja não perde o prazo de pagamento – não há problema, mas quando se perde o vencimento, precisamos iniciar o processo e o gerenciador financeiro entende que ele já foi emitido e não libera novo retorno, para posterior emissão do boleto pelo sistema próprio. Atualmente este processo está sendo analisado pela área técnica do Banco do Brasil, onde se concentram a maioria dos nossos recebimentos (mensalidade, assistencial e confederativa) e de um ano para cá estamos enfrentando problema nessa transição. Vale ressaltar que toda mudança há realmente adaptações, até que se torne completo a implantação de qualquer sistema.

Gostaríamos de informar que estamos neste longo processo com refazimentos e trocas de e-mails com a área técnica do Banco. Para não paralisar o recebimento evitando desgastes em trocas de boletos e garantir o desconto nas homologações, o Sindmóveis tomou uma medida provisória, até que se normalize essa situação:  

– pagamento mediante depósito em nossa conta (Banco do Brasil ou a Caixa) e a partir da comprovação de entrada em uma das contas, damos a baixa manual no sistema e encaminhamos um recibo de comprovação do pagamento.

– um funcionário nosso vai até ao responsável pelo pagamento da loja e recolhe o valor do débito  informado. Emite um recibo de quitação de débito e as pendências são baixadas manualmente em                nosso sistema.

 

Atenção: Procuramos não acertar as contribuições que são compartilhadas como a Confederativa (esta também está em processo de parametrização de sistema) e a Sindical, mas em último caso recebemos e assim que for normalizado o sistema faremos o pagamento do boleto, de forma que os rateios caiam corretamente (CNC, Federação e Sindicato).

Para finalizar gostaríamos de informar que tão logo o Banco do Brasil nos dê a solução para o acerto este será comunicado a todos, porque esperamos que em breve essa situação esteja normalizada, porque segundo instruções que recebemos  o sistema tem que estar normalizado até 11/03/2019.

Agradecemos a compreensão de todos e estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Secretaria Sindmóveis