Fecomércio RJ entrega Prêmio Visão Consciente

Fecomércio RJ entrega Prêmio Visão Consciente

Dez empresas fluminenses receberam, na tarde desta quinta-feira, dia 12, o Prêmio Visão Consciente, realizado pela Fecomércio RJ para reconhecer e estimular ações que contribuem para melhores resultados, ao mesmo tempo em que beneficiam toda a sociedade. A cerimônia aconteceu no auditório da instituição no Flamengo.

Foram premiadas uma empresa de cada porte (pequena, média e grande) em cada categoria. No tema Envolvimento e Desenvolvimento Comunitário, os ganhadores foram Parece Que Não Reza, e-commerce de pequeno porte sediado na Tijuca que além de doar parte do lucro das vendas para instituições sociais parceiras selecionadas pelos clientes, também ensina corte, costura e bordado a mulheres em situação de vulnerabilidade; Construmil Materiais de Construção, empresa de médio porte sediada em Três Rios que implementou, em parceria com a Tintas Suvinil e com a Atlas Pincéis, a reforma e revitalização da Creche Amigos do Caminho, entidade filantrópica no mesmo município que atende a 200 crianças; e Caçula Papelaria, empresa de grande porte sediada em São Cristóvão que se destaca pela feira de capacitação Rio Artes Manuais desde 2014, oferecendo oportunidades de geração de renda por meio do artesanato.

Em Meio Ambiente, se destacaram as empresas Libertê, marca de moda sustentável de pequeno porte na Barra da Tijuca, no Rio, pelo uso de matérias primas biodegradáveis, com fibras naturais e sem qualquer aviamento de origem plástica; PH Pharma, de médio porte sediada na cidade de Barra Mansa, pelo trabalho de conscientização e orientação à população sobre descarte correto de medicamentos; e, Grupo Rian, pelo amplo programa de reciclagem de resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, além do acompanhamento de consumo de água. A instituição de grande porte no segmento de serviços de manutenção possui sua sede no Méier, também no Rio.

Já, em Respeito aos Consumidores, os vencedores foram Santa Ana a Granel, empresa de pequeno porte, em Três Rios, que se destacou em orientação individual aos clientes sobre propriedade e uso adequado de produtos vendidos a granel, auxílio com dietas e receitas prescritas, além de descontos de fidelidade; Palácio das Lâmpadas, empresa de médio porte, sediada no Centro do Rio, que oferece garantia em todos os seus produtos, facilidade de troca, pontualidade nas entregas e atenção ao atendimento pós-venda; e Rezende Construção, empresa de grande porte de Nova Friburgo que criou um programa de inteligência de mercado, composto por vendedores, pesquisadores e jovens aprendizes, para identificar necessidades de clientes, realizar visitas aos locais de utilização dos materiais para auxiliar e se certificar da satisfação, além de prezar pelo atendimento nas lojas e oferecer eventos de relacionamento aos consumidores.

A Menção Honrosa foi concedida à empresa de sapatos artesanais Caíques, de São Pedro da Serra, indicada pelo Sebrae RJ por sua reconhecida iniciativa em Meio Ambiente, com reutilização de retalhos de couro e de pneus de avião em seus produtos.

Os representantes de todas estas empresas serão levados em janeiro à maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2020), em Nova Iorque.

A comissão julgadora foi composta por personalidades como o técnico Bernardinho, do Vôlei; o economista Samy Dana; o diretor de Jornalismo da Band, Rodolfo Schneider; e o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de JaneiroMarcelo Queiroz.

Os troféus entregues aos ganhadores durante cerimônia de premiação foram desenvolvidos por alunos do Senac RJ, que também elaboraram a identidade visual do Prêmio Visão Consciente.

 

Relação de ganhadores:

Envolvimento e Desenvolvimento Comunitário

Parece Que Não Reza (P) – Erika Oliveira Gomes

Construmil Materiais de Construção (M) – Alda Aparecida Galdino Amaral

Caçula Papelaria (G) – Roberto dos Santos

 

Meio ambiente

Libertê (P) – Nicole Garrett Bento

PH Pharma (M) – Carine Kato

Grupo Rian (G) – Claudio Andreoli Figueiredo

 

Menção Honrosa: Caíques – Iasmine Bon

 

Respeito aos Consumidores

Santa Ana a Granel (P) – Ana Laura Comassetto

Palácio das Lâmpadas (M) – Carlos Alberto Correia

Rezende Construção (G) – Braulio Rezende Neto

 

http://www.fecomercio-rj.org.br/noticias/fecomercio-rj-entrega-premio-visao-consciente

 

INFORME DIÁRIO JURÍDICO | Número 189 – 20/12/2019

INFORME DIÁRIO JURÍDICO | Número 189 – 20/12/2019

DEFERIDA LIMINAR QUE ADIA INÍCIO DO FUNDO ORÇAMENTÁRIO TEMPORÁRIO

Foi obtida, no dia 19 de dezembro de 2019, uma liminar que suspende a entrada de vigência do Fundo Orçamentário Temporário para 10.03.20. Inicialmente, o Fundo estava previsto para entrar em vigência em 01.01.20, ferindo princípios constitucionais como a anterioridade nonagesimal, que prevê que o aumento ou instituição de um tributa só deva ocorrer após decorridos 90 dias da publicação em Diário Oficial.

Assim, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro proveu, em pedido liminar, a suspensão da entrada em vigor da norma que institui o Fundo Orçamentário Temporário, postergando-o para 10.03.19. A constitucionalidade do dito Fundo ainda será discutida pelo Órgão Especial do Tribunal, na mesma Representação de Inconstitucionalidade que obteve a dita liminar.

 

SECRETARIA DE FAZENDA LANÇA PROJETO DE INTEGRAÇÃO PARA VENDAS NO VAREJO

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) lançou, nesta quinta-feira (19/12), o Projeto Facilitador Fiscal de Varejo, uma ferramenta que vai aprimorar as relações entre o Fisco Fluminense e os comerciantes. A abertura do evento foi feita pelo secretário de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho.

O projeto prevê a instalação de um programa que vai trabalhar em conjunto com os sistemas de registro de compras dos estabelecimentos. Esse software vai acompanhar as transações e as vendas feitas por meio de cartão de crédito ou de débito, além de verificar se o número da máquina do cartão está registrado no CNPJ da empresa. Graças a essa tecnologia, o contribuinte terá maior controle sobre os documentos fiscais que ele emite, aumentando a proteção contra golpes como o da emissão de documentos com o CNPJ do contribuinte sem o conhecimento do estabelecimento.

Durante a sua apresentação, a Auditora Fiscal da Receita Estadual Luiza Costa mostrou alguns golpes que vêm sendo aplicados em comerciantes e podem ser evitados com a instalação do programa. “Quem não trabalha no varejo com um sistema integrado está sujeito a esse tipo de fraude”, alertou, afirmando ainda que o novo sistema da Sefaz-RJ vai avisar em tempo real ao comerciante sobre inconsistências ou outros problemas.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Sefaz-RJ, Antônio Carlos Lameira, destacou que o Facilitador Fiscal de Varejo não vai trazer alterações na rotina dos comerciantes: “Não vai haver qualquer demora no processamento, no tempo de venda ou no fechamento dos negócios. Toda a segurança necessária está garantida. Estamos utilizando a tecnologia mais moderna”.

O programa vai intensificar a fiscalização sobre empresas sonegadoras de impostos, contribuindo para o combate à concorrência desleal e beneficiando o contribuinte que honra os seus compromissos. Inicialmente, o projeto será lançado em formato de teste para as empresas que desejarem aderir.

Fonte: SEFAZ. Disponível aqui.